JulioJunior (talk | contribs) (Created page with " <div style="text-align: right; direction: ltr; margin-left: 1em;"> 144px '''PROJEITO INTEGRADOR II FACULDADE UNA DE UBER...") |
JulioJunior (talk | contribs) m (JulioJunior moved page Draft JUNIOR 367880037 to JUNIOR 2018a) |
(No difference)
|
Análise de consumo de água influenciado por indicador visual
Resumo. Este artigo apresenta uma analise para o consumo de água influenciado por meio de um indicador visual, a fim de promover a empresas, como: academias, hotéis, industrias e afins, que possuem banheiros coletivos ou de grande escala, para que se possa ter controle da utilização de agua através de um sistema que por meio de dispositivos em led, demonstra ao usuário o tempo que está utilizando o equipamento (chuveiro elétrico),e representado em gráficos para os proprietários este mesmo consumo em tempo real.
Palavras chave : Consumo, água, economia, desempenho.
A sustentabilidade empregada no uso e funcionamento de pequenas e grandes empresas, vem sido destaque cada vida mais, na busca de colaborar com o que se acredita em ser sustentáveis, falando-se no tripé da sustentabilidade. Voltando-se não somente para pequenas ações individuais, mas sim coletivas, como a preocupação dos empreendimentos com o meio ambiente. Neste sentido iremos tratar do consumo de água, mas em especifico em banheiros de uso frequente e de grande escala.
O consumo de água no mundo, de acordo com Rodolfo F. Alves Pena (2009), subiu de maneira considerável em todo o mundo. Em 1990, cerca de 580 km³ de água era consumida, logo em 1950, aumentou para 1400 km³, elevando-se para 4000 km³ nos anos 2000. De acordo com a ONU, é presumível que em 2025 o consumo de água alcançado será de 5200 km³. Além disso, vale salientar que com este consumo exagerado, o numero de pessoas sem acesso fácil irá passar para 1,1 bilhões.
De outra forma, ainda conforme Rodolfo F. Alves Pena (2009), não somente a utilização abundante nas áreas domesticas e individuais, se tem o intenso consumo de água nas atividades econômicas, como: agricultura e indústria. Sendo assim, como já previsto os maiores consumidores são os países desenvolvidos, onde segundo a ONU, os países das regiões centrais possuem seis vezes mais consumo do que os países periféricos.
Deste modo, pensando no consumo coletivo em determinados empreendimentos, e por meio dos dados de consumo lançados pela ONU, onde um banho de aproximadamente 15 minutos (sem o fechamento do registro) retrai mais do que o recomendável para uma pessoa durante o dia todo, sendo estes 110 litros, mais que necessário para “atender as necessidades de consumo e higiene”. Já em um banho de 5 minutos, são gastados 40 L de água, o que já é considerado o suficiente para atender as necessidades.
Portanto, o intuito deste artigo é promover um projeto de estudo que irá analisar o consumo de água influenciada por um indicador visual – LED, visto que a preocupação é com o tempo de utilização do dispositivo elétrico (chuveiro), que além do consumo de água será contabilizado o consumo de energia produzido pelo equipamento. Sendo assim, para obter sucesso e resultados satisfatórios, neste artigo iremos demonstrar o método e o funcionamento do estudo.
Logo, neste trabalho será medida a vazão de água de um chuveiro convencional por meio de sensor, onde será computada a vazão que é transportada pela placa ESP8266 – dispositivo eletrônico que permite que micros controladores se conectem a uma rede sem fio fazendo conexões, neste caso será utilizado um aplicativo BLYNK para formalizar a obtenção de dados coletados na vazão que irá disponibilizar uma amostra através de gráficos (Vazão X Tempo) em planilha. E assim, é possível visualizar quais os horários de pico de maior consumo: diário, mensal, nível de água, consumo de energia do chuveiro.
Assim, o objetivo deste artigo apontar a importância de ter consciência do consumo exagerado de água em banho, identificado nas residências, empresas e indústrias quando as mesmas oferecem vestiários para seus funcionários, tornando medidas que visam a sustentabilidade, que unindo a viabilidade do projeto, devido ao custo e benefício, promove resultado positivos.
Este trabalho foi realizado por meio de um protótipo para analisar por meio de testes a eficiência e viabilidade do projeto discorrido acima. Os materiais utilizados neste projeto são:
O método utilizado neste projeto é a tecnologia.
Usada para escrever o código fonte para programar a placa ESP.
O ESP8266 é um micro controlador do fabricante chinês Espressif que inclui capacidade de comunicação por Wi-Fi. Esta pequena placa permite que micros controladores se conectem a uma rede sem fio fazendo conexões TCP/IP. A Placa irá receber o sinal do sensor medidor de vazão por efeito hall e enviará para o SMARTPHONE.
Programa utilizado para internet das coisas (IOT), onde o usuário poderá utilizar o aplicativo para se comunicar com diversos tipos de placas (arduíno, ESP8266, ESP32 , onde estamos utilizando o mesmo para receber o sinal que a placa ESP8266 envia e converte em diversos gadgets (gráficos, joystick, notificações, twitter, posicionamento via GPS, entre outros), no qual escolhemos o gráfico (SUPERCHART).
'3.' RESULTADOS
Fizemos um protótipo que nos forneceu os dados previstos: a vazão pelo tempo analisado. A vazão de água foi medida por meio de sensor, onde foi computada a vazão que é transportada pela placa ESP8266 e simultaneamente a esse processo ocorre indicação visual por meio de LED para demonstrar o tempo limite programado.
'4.' CONCLUSÃO
O trabalho foi satisfatório, porém, tivemos algumas dificuldades na programação do mesmo, devido a sua complexidade de detalhes, foram feitos vários testes antes que chegássemos ao resultado final. Em virtude do que fizemos, podemos agora ter em mãos um gráfico da quantidade de água que está sendo utilizada no chuveiro e analogamente o tempo gasto no banho, havendo assim a possibilidade também do cálculo real da energia gasta, haja vista que o usuário já será avisado visualmente. Para implementação de todo sistema em uma residência gerará um gasto de R$ 212,50.
O(s) autor(es) é (são) os únicos responsáveis pelas informações incluídas neste trabalho.
Published on 09/12/18
Submitted on 01/12/18
Licence: CC BY-NC-SA license